domingo, 27 de dezembro de 2009

TIRADENTES - MG- What to eat

Se tem uma comidinha honesta neste Brasil de meu Deus é a de Minas Gerais. Lá em Tiradentes e região tive uma recaída brava. Este abaixo é o Tempero da Angela. Fica em Bichinho. A impressão que se tem é que você está até invadindo a cozinha da casa pois as pessoas se servem diretamente no fogão a lenha, enquanto a Angela tá lá acabando de refogar alguma coisa. Os talheres estão no armário dela, os copos na cristaleira. Enfim, mais caseiro impossível.Comida muito gostosa. De um modo geral,adorei a comida, adorei a fartura das porções, o tempero e o requinte com o qual é servida. Aguça todos os sentidos e ainda me trouxe recordações de momentos felizes da infância.Um exemplo disto é este senhor aí mexendo o doce de leite no tacho no fogão a lenha há mais de 40 anos. É o Francisco de Paula Xavier, de 74 anos, mais conhecido como Chico Doceiro. Fácil de achar a loja pois tem o mesmo nome Chico Doceiro O doce depois é colocado no nosso velho conhecido "canudinho" de massinha crocante feito pela mulher dele.É perfeito. Tem também o Doce do Bolota que era diabético e desenvolveu um doce de leite light. Feito com 15 litros de leite e 200 gramas de açúcar.Bolota faleceu e quem continua a mexer o doce até hoje é sua mulher Célia e as 3 filhas.Vale a visita aos fundos da casa onde se pode degustar outras delícias não tão lights.
E olhem só a "belezura" deste doce de limão cravo!( Foto da Tete).Os mineiros, de lá pra cá, conseguiram ainda dar uma "sofisticada" no que já era bom. Tudo ficou mais bonito, mais refinado, criativo. Deram um verdadeiro upgrade nas receitas tradicionais preservando os elementos básicos.Por exemplo, ao lado do doce de limão cravo (ou china) tem a famosa goiabada com castanha de cajú servida no TragaLuz numa cama de requeijão com sorvete de goiaba.O próximo prato é o jaleco de capote da Estalagem do Sabor um mexidinho com um feijão vermelho que nunca vi igual,lombo,banana, couve e uma dedo de moça pra enfeitar.Perfeito.Hoje a casa tem alguns pratos exclusivos como jiló preguento, abòbora real, mané sem jaleco, joão pronto e beliscão. Não deixe de experimentar o creme de mandioca com carne seca e a sobremesa de doce de limão capeta recheado com doce de leite.O outro prato da foto tem um picadinho, banana caramelada na rapadura,ovo frito, e por aí vai. Tudo servido com o charme de uma panela de barro, de ferro ou de pedra sabão e, dependendo do lugar, talheres de prata, castiçais de estanho, guardanapos de tecido impecáveis, luminárias charmosas, toalhinhas de crochet.Tudo obra de gente do lugar. Tudo com o requinte na medida exata para o cenário histórico.Lembra casa de vó, lembra dia de festa de antigamente. Não estive em todos os restaurantes que estou mostrando aqui. A Tete esteve lá há 9 anos e daí voltou há uns 3 meses e gostou tanto que nos arrastou para lá. Na segunda vez foi comemorando aniversário de casamento então meu compadre estava "de boa" e topava tudo que estava escrito no famoso "caderninho" com dicas de viagens da Tete. Uma das dicas imperdíveis- PAU DE ANGU. Um restaurante no caminho pra Bichinho, no meio de um pasto, ou seja,do nada,( 2 km de terra)bem no pé da Serra de São José,numa casa simples, num ambiente rústico,serve pratos fartos preparados na hora,tudo produto deles, ingredientes da horta dalí mesmo.Frango caipira, lingüiça de pernil defumada no fogão a lenha(servida de entrada), lombo daqueles conservados na banha e de sobremesa um bufê de doces caseiros com umas 12 variedades numa cozinha típica super charmosa. Daí, no centro histórico,na linda Rua Padre Toledo, tem o Theatro da Villa. Pense num restaurante requintado e ao mesmo tempo "desencanado".É chic, é meio galeria de arte, é romântico, cheio de detalhes e o moço simpático que nos recebeu falava com tanto entusiasmo sobre o lugar e os detalhes que achamos que era o dono.Mas na verdade estes são os gêmeos Carlos Eduardo (o Chef) e Carlos Fernando.Djavan e Ignácio de Loyola Brandão até fizeram poesias dedicadas ao Chef e às suas criações. Olha só um exemplo - "Perdiz desossada, recheada de vitelo, ao molho de blueberries e amoras pretas, acompanhada de purê de palmito pupunha e alho porró."Tiraram 1o lugar de Melhor Prato no XI Festival de Gastronomia de Tiradentes em 2008.
Lembra daquelas cruzes que me impressionaram? Pois é, aí estão elas novamente expostas, emolduradas de formas distintas na parede do banheiro do Theatro da Villa. Imagens sacras também estão exibidas lá de uma forma diferente entre outros objetos de arte. E tem também o Ora Pro Nobis, muito charmoso, bem em frente ao Chafariz.Os pratos mais típicos deste são -Ora Pro Nóbis(frango e Costela de porco),Lombinho à mineira e Leitão a pururuca. Perto dali, o Viradas do Largo, também conhecido como Restaurante da Beth é ótimo, lá tem o frango com angu e ora-pro-nóbis colhida no quintal. Tutu com costelinha, o angu feito de fubá de moinho d'água; feijão-tropeiro daquele bem vermelhinho. Até comprei pra trazer.Beth Beltrão deixa bem claro que não pode ter pressa para se comer. Fica difícil esperar pois quando ela começa a cozinhar o aroma vai se espalhando e dá uma fome danada. E abaixo, o Tragaluz
"Primeiro eu vi a bica. Depois eu vi que ela formava pequeno poço forrado de pedras. E a água era pura, transparente. Então - neste poço enfiei os pés. Água muito fria. E logo após, na água que caía enfiei as mãos, e com elas em concha deixei que delas a água transbordasse. Foi então que lavei meus olhos, e em seguida minha boca, fazendo renascer em mim paisagens esquecidas, palavras já não ditas, projetos guardados em lugares desconhecidos. Foi nesta pia que gravei no musgo a data deste batismo, e me vi com delicioso encantamento elaborar desenhos. Desenhos de sonhos; guardando entre os dedos pequenino ramo de delicadas flores, que guardada entre os papéis secaram com o tempo, permanecendo o pedido que fiz à natureza: - Que o novo Ano me TRAGA LUZ!"
Zenilca de Navarro


Com paredes de adobe e decoração muito curiosa, peças de demolição da própria casa por ocasião da reforma e recolhidas com carinho e expostas em vitrines pela proprietária Zenilka Navarro.O cardápio é desenhado a mão, parece literatura de cordel, conta historinha da galinha dangola, uma das especialidades da casa.Tem também por lá mais de 20 cadernos expostos com comentários dos clientes.É o preferido do governador Aécio Neves e de muita gente "V.I.P"

TEMPERO DA ANGELA - R. Deputado José Bonifacio Filho, 64 – perto da igreja Nª Sª da Penha.Em Bichinho. Tel: (32) 33537010
TRAGALUZ Rua Direita 52 Centro Histórico http://www.tragaluztiradentes.com/
ESTALAGEM DO SABOR - Rua Ministro Gabriel Passos, 280 - Centro
VIRADAS DO LARGO - Rua do Moinho, 11
CHICO DOCEIRO - Rua Francisco Pereira de Morais, 74, Centro.
ORA PRO NOBIS- Rua do Chafariz 37.
PAU DE ANGU - http://www.tiradentesgerais.com.br/paudeangu/
(www.tiradentesbrasil.com.br/paudeangu) Horário: 11h30/19h
DOCE DO BOLOTA R. Bias Fortes, 77 (Cascalho)
tel: (32) 3355-1465

Marcadores:

sábado, 26 de dezembro de 2009

New Use for Bottles

Apartment Therapy Main- Les Maisons de Bouteilles.
Design Sponge e Eat Drink Chic. Garrafas da Country Home e ao lado ideia para colocar sabonete líquido.
Mais embaixo explica como fazer esta montagem. A janela da direita é da Claudia da La Calle Florida. Ideia legal do Design Sponge.

Marcadores: ,

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Decoração de Festa - Party Decoration

Já que estamos em clima de festa, achei que estes enfeites fáceis de fazer servem para a festa de Natal, de reveillon e outras. É uma questão de combinar as cores e por que não pendurar outros badulaquesinhos assim, num fio. Faz um efeito danado!
Olha só, origami de jornal com aquele pássaro que dá sorte, as cortininhas coloridas mexicanas, coraçõezinhos.

Ideias do Apartment Therapy, bem simples de fazer. É só distribuir o material pro pessoal do sofá e deixe que façam enquanto estão vendo a novela. Não mata ninguém.
As três primeiras são do Apartment Therapy e o último, de papel crepon, é da Frolic.
Os cubinhos de origami são da Fifi Mandirac, bem coloridos, uma graça.
Esta criação do yespleaseblog eu coloquei em parte no post anterior. Esta foto dá uma ideia melhor.

A Viviane Pontes que tem aquele blog muito legal colocou há poucos dias ( 20 de jan)uma postagem com mais algumas ideias.
http://www.decoeuracao.com/

Marcadores:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Festa de Reveillon- New Year's Eve Party

Sempre quis fazer uma super mega festa de reveillon na minha casa. Ainda não será este ano. Pensando nisto venho arquivando algumas ideias de decoração que se adaptariam à data. Algumas são coisa pra buffets, outras são mais simples mas criam o clima do mesmo jeito. De qualquer forma, uma ideia leva a outra e cada um acaba dando seu toque pessoal.
Tentei selecionar imagens em tons de branco e verde, mas acho que branco com qualquer outra cor fica bonito também. Adorei a escada com velas.
As lampadinhas são do Apartment Therapy.
O ambiente da esquerda é criação do LRT Events.
Estes arranjos eu já havia postado mas acho que ficariam bonitos. São simples de fazer.
Pra festa na praia...
Buffet com gelo para frutos do mar.
Tá bom, confesso que cones de ovas de truta é demais mas achei tão bonito. Repare nos canapés na bandeijinha forrada com cebolinha trançada.
O ambiente da esquerda é do yespleaseblog. Olhe que simpático o arranjo com vidros de geléia!
Não sei se é usual servir docinhos mas quem recusaria estes lindinhos aí?

Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um 2010 MARAVILHOSO!!!

Marcadores: ,

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cancún - Cozumel - Isla Mujeres







Eu tenho fascínio por estes bonecos grandes em portas de restaurantes e lojas. Eu que detesto fotos minhas, não resisto àqueles onde a gente coloca o rosto dentro.Viro criança. Estes todos eu fotografei em Cancún, Cozumel e Isla Mujeres.

Marcadores: ,

Mamey, Chiles e outros


Você já conhecia esta fruta? Eu não.É mamey. Eu fotografei no supermercado Tiendas Chedraui em Cancún algumas coisas interessantes e só depois, pesquisando na net, é que vim a saber que perdi uma boa oportunidade de experimentar. A casca desta fruta, meio áspera me desanimou. Não sabia que era assim por dentro.
Ela é mesmo do México e América Central e comum em Cuba, Norte da América do Sul e nas Índias Ocidentais. Foi introduzida na Flórida e aí ganhou importância pela procura pelos cubanos e outros latino-americanos.
Dá pra se consumir fresca ou batida com leite, fazer sorvete, geléia e cremes. Da semente, pode ser obtido um tipo de chocolate amargo.
No blog do Eduardo Jardim fala mais sobre esta fruta. Diz lá que os historiadores acreditam que foram mameis que salvaram o exército espanhol de inanição, quando em campanha de conquista das terras meso-americanas.
http://e-jardim.blogspot.com/2009/07/el-mamey-colorado.html
A tejocote é muito usada lá para ponches e geléias.
Pimenta Jamaica, folha de milho já limpinha em saquinhos e as morangas.
E, é claro, dá-lhe chile! Pela quantidade disponível, o consumo é mesmo muito alto.
Abaixo eu colei um texto em inglês que fala a ordem de "ardência" das pimentas mexicanas.

How spicy are chiles?
0 Pimiento or green and red Pepper. It’s not very tasty, and on the spicy scale has little relatively flavor.
1 Dulce (sweet). A pimiento used in Yucatecan cuisine. More spicy than green pepper.
2 Güero or Xcatik in Maya. Used to flavor fish and Yucatecan specialties, it’s quite mild.
3 Chiles secos (dried) like the pasilla, ancho and mulato (shown left to right). The pasilla is used in soups and sauces.
4 Poblano (from Puebla), stuffed with cheese or meat, they are bland or spicy.
5 Serrano. The most common chile in traditional salsa. It varies from fairly mild to hot.
6 Puya. A hotter variety of the dried chile guajillo. Used in sauces, stews and with meat.
7 Jalapeño. Known as green chile or cuaresmeño. Used to make sauces, they can be very hot.
8 Chipotle. You can find this chile bottled in stores. It’s added to meat or served as an accompaniment. It’s very spicy.
9 Morita. Another smoked chile similar to the chipotle. Very hot.
10 Piquín. This is the smallest chile and one of the hottest. Fresh or dry, it’s used to make different sauces.
11 De árbol. It’s generally eaten in sauces made in the molcajete and mixed with fried garlic. It’s very hot.
12 Habanero. This chile accompanies Yucatecan food. Some examples are cochinita pibil (seasoned pork), panuchos (fried tortillas with turkey) and lime soup.

Marcadores:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Window Shopping

A do carro, a Merci, de Paris, eu não conheço mas gostei da "chamada".
Esta vitrine se movimenta toda, é de papelão. Vi no Shopping Las Americas em Cancun.O fundo é uma colagem de gibis com um filtro de ...como é que chama mesmo, quando dá aquele tom meio marrom de foto antiga? Me fugiu a palavra. Lembrei! Sépia. Instalação da Vanessa Beecroft para a abertura da Megastore da Louis Vuitton's Megastore na Champs Elysees. Selfridges. O Neal's Yard é uma loja que vende queijos em Londres, muito tradicional, pode-se degustar, é o máximo. Eu, que tenho muitas restrições a laticínios, acabo sempre achando um ou outro queijo que acabo comprando.Acho o enorme queijo da fachada muito interessante e as prateleiras repletas de queijos muito legal. A de doces é a Miette Confiserrie, em São Francisco.
Esta é uma casa de sucos muito legal que eu vi em Barcelona, no meio da cidade histórica, na parte medieval da cidade.Tinha umas frutas enormes "fake" muito bem feitas, era uma portinha só, mas muito apetitosa.
Esta fachada chocante é da Sketch Gallery em Londres onde eu fui "barrada no baile". Na verdade, eu só queria entrar pra fotografar de dia, não de noite, mesmo consumindo.Anyway, achei muito legal este cachorro imponente, de guarda colocado na fachada.
Esta vitrine de uma loja de brinquedos foi um dos primeiros quadros que eu pintei. Desenhei inteirinho.Eu" viajei" nos brinquedos. Coloquei tudo que eu queria ter ganho do Papai Noel. No início, eu achava que conseguiria desenhar, mas depois desisti. Mesmo assim, é um quadro que eu curto muito e que não está a venda.
Estas vitrines de tecidos com muitos "brocados" eu vi num bairro de imigrantes de Londres.Aqueles bairros que só eu mesmo pra incluir no roteiro e que, no fim, agradeço a Deus por ter ido sozinha por que senão iria ouvir muito das companheiras de viajem.

Vitrine da Hermes na Bond Street, Londres, para o dia dos pais. Bicicletas totalmente revestidas com conchas.

Marcadores:

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Crazy for Owls

A segunda imagem é uma colagem da Sascaliagg, a terceira do Picasso (?).Pelo menos foi isto que li.
A primeira imagem é de adesivo de parede, a segunda,....docinhos, e a corujinha linda na vertical é da laurenalane.com
A segunda, zoiúda, a Lis trouxe para mim de presente de Salvador de um artista de lá, assinada e tudo pelo Yrapuã.
Estas oito da direita são da Branca Rotelli.

Marcadores:

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

TIRADENTES - MG- Where to stay

Ouvi dizer que existem bem mais que 100 pousadas na pequena Tiradentes.
Fotografei algumas por fora. A primeira, a Manaim Pousada fica bem do lado de onde fiquei. Ao lado, a Pousada SS Trindade, fica na mesma rua. Embaixo, a Padre Toledo, fica literalmente no centro histórico, assim como o Hotel Ponta do Morro (bem na praça). Todas com a carinha ótima.
Tetê ficou uma vez no Solar da Ponte e gostou muito. O pessoal lá tem muita prática em atender estrangeiros e fica bem perto da ponte do centrinho. É das mais tradicionais da cidade.Aliás, gente, coisa mais difícil e de grande responsabilidade é dar uma opinião pessoal a respeito de um hotel,de um restaurante, de uma funcionária, indicar alguém para alguma coisa. Ando tendo um certo pavor disto.Pessoas são diferentes, sei lá onde foram criadas e às vezes, pra mim tá bom e pro outro pode ser um pavor. Entendem? E também existe gente azeda por natureza para as quais nunca, nada está de acordo não importa onde estejam. (imagens abaixo do Solar da Ponte) Enfim, como aqui é meu espaço, conto aqui minha experiência. Voltando ao assunto, o Solar da Ponte faz parte do Roteiros de Charme, o que, é claro, dá uma certa segurança na hora de se fazer uma reserva(imagens abaixo do Solar da Ponte). Mas acabamos descobrindo que existem sim outras pérolas que não estão no roteiro oficial pois....
...dois meses depois ela voltou comigo e ficamos na Pousada Brisa da Serra. Adoramos!É um charme! A proprietária, Rita, muito simpática, é daquelas pessoas que quando conversa com você, ela realmente está alí. Não sei se me entendem. Ela é a alma daquele espaço e a gente fica querendo que ela fique sempre por perto pra poder contar bastante sobre o lugar, dar dicas de passeio ou simplesmente jogar conversa fora. Escolhemos os quartos na parte de baixo. Em frente aos quartos amplos (com um chuveiro excelente) tem um gramado e um deck com uma vista linda para a Serra de São José, um verdadeiro paredão verde, muito impressionante. Uma piscina está sendo construída um nível abaixo deste deck, vai ficar ótimo. Ah! Os lençóis gostosos, o colchão ótimo, as colchas impecáveis. A foto com as primaveras em flor é dos quartos na parte de cima.
O café da manhã, eu já mostrei antes, é uma delícia. Saí do sério com as rabanadas que há tempos não comia e umas quiches e mais outras gostosuras que a gente esquece que existem. E tem também o capricho de ter a cada dia um joguinho americano ou um porta guardanapo diferente. Coisas "bobinhas" mas que fazem a diferença.Na porta da entrada tem dois cachorros de pedra que adorei junto a um coqueiro (com orquídeas no tronco) onde tem esta escultura em madeira de um catador de cocos com todos os detalhes das ferramentas.
No hall da entrada o teto forrado de macelas dá o que falar
Na ocasião, a pousada estava toda enfeitada com umas bromélias lindas. A Rita já estava se preparando para o Natal.E repare nesta cozinha típica mineira linda onde o hóspede pode chegar fora de hora para comer um bolinho, pedir um chá, biscoito de polvilho, inventar moda. Um detalhe muuuuito legal é que o café da manhã não tem hora para acabar. Você pode dormir até.....

Marcadores:

Scarfs, how to - Como usar lenços

Olhem, recebi este tutorial de como usar lenços e achei muito legal. Tem o passo a passo bem explicadinho de vários looks diferentes.
Eu acho lindo nas outras pessoas e sou meio estabanada e me enrosco com eles, esqueço como era o nó que deveria dar, enfim, achei muito útil.
É a primeira vez que posto um arquivo destes e espero que de certo.
Se vocês não conseguirem abrir me avisem, por favor.

playtime_scarf_1%5B1%5D.pdfplaytime_scarf_2%5B1%5D.pdf

Marcadores:

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ideias para o Natal

Conheci o calendário de Natal há muitos anos na Alemanha.Pra quem não conhece, podem ser feitos de várias maneiras e formas desde que contenham 24 pequenos compartimentos para se colocar 24 lembrancinhas, coisa pequena mesmo, como uma balinha. Daí as crianças vão abrindo uma janelinha por dia e com isto podem ter uma idéia mais "real" de quantos dias faltam para o Natal. Muito simpático, né? O da direita foi feito com caixas de fósforo. Qualquer que seja o presente, a etiqueta melhora o visual e é onde podemos registrar nossos melhores desejos para quem recebe. Gostei desta ideias, vale até palitinho de sorvete. Não importa o tamanho do presente, nem o preço. Quem recebe ficará feliz por ter sido lembrado. Os bonitinhos abaixo são todos da Dona Martha Danadinha Stewart. Quem faz crochet não terá a menor dificuldade para embalar as garrafas de vinho. As árvores são para enfeitar a mesa. São feitas de papelão revestido com tecido. Os anjinhos de lata são da Guatemala. Lindas embalagens da Dona Martha. A primeira é com papel de jornal mesmo. A de baixo tem uma estrela de canudinho e detalhes de fita adesiva colorida. Adoro!!!
Linda esta guirlanda. Foi feita com aquelas toalhinhas rendadas de papel. A guirlanda de crochet é da Siomara, a de mãozinhas é da Bruxinha e a outra é da Sonhos de Papel. A idéia das chaves antigas pintadas e das forminhas serve também para guirlandas. Hora de tirar do armário todas aquelas coisas no tema.

Marcadores:

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

E-mail de leitora

Uma das coisas boas deste blog é conhecer gente legal de todos os lugares. A Camila, de Maceió, é uma delas e,pelas nossas afinidades, parece até que já a conheço.
Olhem só as imagens que ela me mandou e o e-mail na íntegra.


Olá, Virginia, tudo jóia?

Bom, tava vendo o blog e lembrei de fotografar algumas coisas que fui adquirindo com o tempo. Vou te mandar, pois pode ser que te interessem pra alguma coisa.
Achei o banquinho muito a sua cara. Comprei numa loja bacana de Maceió chamada Encanto do Tear, que é uma perdição pra quem gosta de enfeitar a casa.
As luminárias à vela também são de lá e já pendurei as duas no meu quarto. A almofada colorida é uma graça e dá uma alegria pra sala, além de combinar com qualquer outra cor que eu jogue. Acho que veio da França, pelo menos foi o que a vendedora da loja falou. As caixas de madeira são criação da amiga da mainha, que tem um atelier em Fortaleza chamado Doce Luz. O tema você escolhe a partir de guardanapos de papel coloridos, daí ela vai desenvolvento o tipo de textura mais legal pra caixa. Dentro tem divisórias, que vc pode retirar ou não. Custaram 25,00 a menor e 35,00 a maior.
O quadro da parede foi lembrança de casamento que fui madrinha. É super legal, feito de papel recortado e sobreposto algumas vezes. Não sei o nome dessa técnica. Os copinhos são de cerâmica e comprei em Puerto Varas/Chile, num atelier chamado Puerto Grés. O espaço era um encanto, dava vontade de levar tudo. A artesã também era um amor... e pediu pra que eu explicasse pra ela o que a gente chamava de "saudade". Espero que te inspirem pra algo belo.
Meu esposo está tirando onda comigo, me chamando de matuta, só pq tô te enviando isso. kkkkkkkkkk
Homem é bobo! Não entende nada...
Beijos, Camila.
E esta árvore foi a própria Camila que fez e havia me mandado antes. Acho que é a hora certa pra " exibir".Prendada, né ?

Marcadores:

Golfers


Minha amiga artista Maria Ignez de Arteaga me mandou imagens de seus novos quadros.
Achei muito lindos e fiz questão de mostrar para vocês.
Os tamanhos são 80x60, 80x100 e 80x120 cm.
Se tiverem alguma pergunta podem escrever direto para ela.
ignezdearteaga@uol.com.br
Detalhe, os preços são honestos.
Outras imagens http://picasaweb.google.com/IgnezdeArteaga/AcervoMariaIgnezDeArteaga#

Marcadores:

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Doors - Portas

Bom, tá na cara que eu gosto de portas e fachadas em geral.Pela estética e pelo mistério e histórias de vida que existem atrás de cada uma delas.As três abaixo eu pintei a partir de algumas que vi. O quadro do meio está vendido, os outros dois,disponíveis. A primeira é de uma pousada na Ilha Bela e as outras duas vi na Itália. Tem mais detalhes no meu site www.virginiacosta.com
Agora dei uma organizada nas que vi em Tiradentes.
Gostei muito da ousadia na combinação de cores.
Aqui já são todas de Londres.A casa do meio, embaixo eu pintei mas já foi vendido.
A porta de pedra é da casa da Nossa Senhora, na Turquia, onde ela morou depois que fugiu do Egito.Minha irmã esteve lá.A dourada é na Tailândia. As duas de baixo. Gênova.
Porta de um templo da Tailândia que minha irmã tirou e a outra é a porta de um antiquário em Gênova. Antigamente era a casa de uma familia.
A primeira é uma foto de Marília Medeiros. A seguir, Londres, Gênova e São Sebastião.
A amarela é de Londres, as outras duas vi em São Sebastião Todas estas portas vermelhas eu fotografei em Londres. Acabo de perceber como deve ser difícil viajar comigo pelo tanto que eu paro para registrar tudo. Fazer o que, são ossos do ofício. Ajuda a não esquecer e sempre acabo usando para alguma coisa.

Marcadores: ,

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

INHOTIM - MG

É um Centro de Arte Contemporânea idealizado pelo empresário Bernardo Paz que já possuia uma propriedade rural em Brumadinho. Em 1984, recebeu a visita do paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o local se transformou, o projeto paisagístico cresceu e começou a nascer um grande espaço cultural que abrigaria inicialmente o acervo de arte particular de Bernardo.A primeira imagem é parte do restaurante. É dos melhores, não deixem de experimentar.Abaixo, o que parece um disco voador é uma instalação do artista Doug Aitcken. Entrando lá já se ouve os sons do interior da terra amplificados em alto volume por caixas. O barulho é captado 24 horas por dia e muda a todo instante.Os cinco microfones especiais estão instalados 202 metros abaixo.É inquietante e fascinante.Levou cinco anos para ser feito. Ao lado, o pavilhão da Adriana Varejão. Para mim, este é um dos mais bonitos tanto pela arquitetura com os espelhos dágua como pelas obras dela.Os azulejos retratam cogumelos alucinógenos, também obra da mesma. Continuando a história,em 2002 foi fundado o Instituto Cultural Inhotim, uma instituição sem fins lucrativos, destinada à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas,sociais e pesquisas.Tornou-se um complexo museológico constituído por uma seqüência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental. Recebe visitantes de diversas partes do mundo.
As bolas de mármore sobre madeira são de Waltercio Caldas (Brasil). As esferas abaixo ficam num jardim aquático em cima do Centro Educativo. Elas se movem suavemente com o vento. É muito lindo e reflete as pessoas repetidamente.Foi criado pela japonesa Yayoi Kusama. Ao lado uma instalação permanente do Tunga. Fica naquela galeria exclusiva para esta obra que mostrei ontem, num dos cinco lagos.Chama-se Equilíbrio. Cada pessoa interpreta de uma forma diferente.Melhor não dizer nada para não influenciar.
Aqui uma pequena amostra do paisagismo. As folhagem escura é o inhame negro. Ao lado, suspensas de forma muito criativa entre eucaliptos, orquídeas que lá são agrupadas por espécies, como na natureza.
Estes são só quatro exemplos de espécies que eu nunca tinha visto. Os coquinhos assim em cachos, a bananinha vermelha,uma vegetação com o caule em gomos e as patas de elefante adultas (pony-tail palm),trazidas do México.
Estes bancos lindos foram feitos pelo escultor/designer Hugo França com madeiras de árvores caídas na mata ou de velhas canoas abandonadas, geralmente da região de Trancoso, na Bahia . Pesados e fortes, os móveis esculpidos diretamente em troncos semi queimados são quase esculturas. Ele faz o inverso, partindo da forma que a natureza apresenta para depois criar. O resultado é uma obra sempre única feita a partir de materiais que ficariam normalmente se deteriorando. No parque existem mais de 20 peças produzidas desde o início de sua carreira até sua produção mais recente. Estes painéis são enormes (530x1300x20cm). Um se chama "Abre a Porta" e o outro "Rodoviária de Brumadinho". Neles estão retratadas pessoas da cidade e até alguns funcionários que por lá trabalham.Foram feitos por John Ahearn (USA) e Rigoberto Torres (Porto Rico)em fibra de vidro e pintados com tinta automotiva. Ao todo, o acervo é de,aproximadamente, 500 obras de mais de 100 artistas. Como já era de se esperar, os arranjos de flores que vi por lá eram todos lindos, criativos, fartos. Conclusão - Vale a viagem! Vale voltar sempre! Se não for pela arte, que seja para ver de perto uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.
http://www.inhotim.org.br"

Marcadores: , , ,

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tiradentes - MG

Sumi por uma semaninha por uma boa causa.Fiz uma viagem com minha irmã, uma amiga de infância ( Tetê) e uma prima. Oportunidade rara. Vi tanta coisa linda que não sei nem por onde começar. Tiradentes foi uma surpresa muito agradável. Nunca vi uma cidade histórica tão bem cuidada, tão charmosa e com tantas boas opções de pousadas, restaurantes excelentes, lojinhas originais e acima de tudo, um artesanato de primeira.
A última imagem é a da Matriz de Santo Antonio,construída em 1710 e é a segunda igreja em ouro do Brasil.Belíssima, com muita história pra contar sobre seus altares, o órgão, a fachada. Abaixo dela, as ruas com calçamento de pedras capistranas (referência à época do presidente mineiro João Capistrano).As enormes lajes tornam o passeio de carro por lá bem difícil mas nos faz pensar que deve ter sido muito pior para os escravos.
Sabe aquele tipo de cidade onde você quer passear o tempo todo? Pois é, em Tiradentes é assim. A gente entra numa lojinha, depois tem outra e mais outra, depois uma ruela bonitinha, um detalhe numa janela, uma árvore enorme, uma trepadeira diferente, um antiquário.Isto tudo sem falar na comida mineira honestíssima servida com muita fartura tanto nos restaurantes caros como nos mais baratos. Esqueça a dieta! Ah! E vá de carro grande !
O centro histórico é tão bem conservado,tão limpinho, que ficou perfeito demais para as cenas da série “JK”. A Globo teve que criar um efeito de envelhecimento das fachadas com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e depois foi tudo desfeito quando terminaram as gravações.
Mas vamos por partes. Algumas das muitas portas coloridas. Repare nas cruzes!E eu que fui até Cancún procurando coisa bonita pra pintar!
As janelas, quase sempre com impecáveis cortinas de renda filé ou de crochet. O relógio de sol é da Matriz, feito em pedra sabão em 1785 por Leandro Gonçalves Chaves.Embaixo, um empório que vende pimentas, compotas, doces cristalizados, entre outros produtos irresistíveis.
Já morei em duas cidades de Minas mas não me lembro de ter visto estas cruzes.Diz a lenda que todo dia 3 de Maio,durante a Festa da Invenção da Santa Cruz, a Virgem Maria passa pelas casas que as tem na fachada e vê se elas estão enfeitadas. Ela então envia os anjos para defender estas casas e seus moradores das investidas dos maus espíritos que levam pragas, desentendimentos, discórdias e doenças. O sinal da cruz invoca a Santíssima Trindade. É um gesto e um símbolo muito poderoso para nós, cristãos. Trouxe uma, é claro. Gostei da história.Antes as cruzes eram enfeitadas com palha de milho, depois passaram a fazê-las com papel crepon e agora já tem de fuchicos, de conchas etc.
Na frente da Matriz, um cruzeiro completo, com todos os símbolos da Paixão de Cristo. Nunca tinha visto.Ao lado, o Chafariz de São José. Considerado um dos mais bonitos de Minas, construído em 1749 para o abastecimento de água da Vila de São José. É o único do estado com oratório e imagem de santo - São José de Botas, em terracota. Possui três carrancas esculpidas em pedra com bicas de bronze, que jorram água em um tanque único e tem um brasão com as armas de Portugal. Atende ainda hoje à população, trazendo água puríssima da Serra de São José em antigo aqueduto de granito lavrado. Nas laterais um bebedouro de animais e duas bicas com tanque para lavadeiras.
BICHINHO é um povoado de uma rua a 8 km de Tiradentes. As poucas casas foram todas transformadas em oficinas, ateliês e lojas de artesanato. A estrada é de pedra e faz parte do circuito Trilha dos Inconfidentes, da Estrada Real. O comércio e o entusiasmo que se vê hoje por lá é obra de uma pessoa incrível, o Toti. Ele teve, por muitos anos, um antiquário em Embu e costumava garimpar madeira antiga para restauro nesta região. Daí resolveu se mudar para este vilarejo e montou um atelier.

OFICINA DE AGOSTO- Toti então começou a ensinar os moradores e...depois eu conto só sobre isto. Merece uma postagem inteira.
INHOTIM - Eu nunca tinha ouvido falar neste lugar até três dias antes da viagem.Daí,de repente, seis pessoas falaram com tanta ênfase a respeito que achei que merecia a esticada.Preciso ainda organizar as imagens. Fica no município de Brumadinho, perto de Betim. É um museu com instalações de arte contemporânea numa fazenda quase toda com paisagismo de Burle Marx.No meio do sertão um lugar com construções e cuidados de primeiro mundo.A Galeria no lago é para abrigar uma instalação impressionante do Tunga,artista Pernambucano e se chama True Rouge. "Troca Troca" é o nome da instalação com os fuscas com aparelhagem de som. É do artista Jarbas Lopes, do Rio de Janeiro. As esculturas em bronze são de Edgard de Souza, de São Paulo. Não dá pra se ver tudo em um dia só. As exposições mudam e ainda tem muita coisa sendo construída, ou seja, é pra se voltar lá uma vez por ano. É proibido fotografar dentro das galerias e o que vou mostrar é o jardim e as obras externas.

Marcadores: